Notícias

mundolusiada.com.br: No último 4 de dezembro, foi lançado em Portugal o livro “Gérald Bloncourt – O olhar de compromisso com os filhos dos Grandes Descobridores”.

A obra, concebida e realizada pelo historiador português Daniel Bastos a partir do espólio do conhecido fotógrafo que imortalizou a história da emigração portuguesa para França nos anos 60, foi apresentada em Fafe, cidade que alberga o Museu das Migrações e das Comunidades, numa sessão que encheu o auditório da Biblioteca Municipal e que esteve a cargo da conhecida socióloga das migrações Maria Beatriz Rocha-Trindade.

Além das imagens históricas que o fotógrafo de 89 anos captou sobre a vida dos emigrantes portugueses nos bidonvilles de Paris, que já integraram várias exposições em Portugal e França, a obra traduzida para português e francês pelo docente Paulo Teixeira, é prefaciada pelo consagrado ensaísta e pensador Eduardo Lourenço.

 

Ler mais

Publicado em 09.12.2015

snpcultura.org: O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC) e a Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva, em Lisboa, vão organizar um ciclo de debates, de entrada livre e gratuita, dedicado ao tema "Espírito da Arte / Arte do Espírito".

A primeira sessão vai juntar o pensador Eduardo Lourenço e o P. José Tolentino Mendonça, numa conversa moderada por José Carlos Seabra Pereira, reunindo na mesma mesa o anterior e atual diretor do SNPC.

O encontro realiza-se esta quinta-feira, 5 de novembro, às 18h00, na Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva.

 

Publicado em 05.11.2015

11 de Maio 2015, cnc.pt: No próximo dia 23 de maio, dia do aniversário de Eduardo Lourenço, o Centro Nacional de Cultura colocará online uma nova versão de um sitio na internet a ele dedicado.

Através dos itens apresentados no menu – biografia, bibliografia, distinções e textos - poderão os navegantes destas páginas encontrar informação variada sobre as linhas mestras da vida e da obra de Eduardo Lourenço.
A “entrada” Textos irá sendo atualizada com alguma periodicidade quer com material vário proveniente do Acervo de Eduardo Lourenço adquirido pela Biblioteca Nacional de Portugal, quer com textos dos investigadores da obra de Eduardo Lourenço que queiram participar neste projeto.

Ler mais

Publicado em 12.05.2015

diariodigital, 15 de Abril 2015: O Douro está prestes a integrar o roteiro dos eventos literários portugueses. De 7 a 10 de Maio, a vila de Sabrosa irá acolher um novo festival, o Encontradouro, organizado por Francisco Guedes.

Durante estes quatro dias, Sabrosa irá assistir a debates com escritores, lançamentos de livros, concertos, visitas a escolas da região, exposições e sessões de cinema. A marcar o arranque do cartaz, no dia 7, inaugurar-se-á, pelas 15:00, a exposição «Planisférios Imaginários», de Pedro Campelo. À mesma hora abre a Feira do Livro. Meia hora depois o ensaísta Eduardo Lourenço estará a conversa com José Carlos de Vasconcelos sobre Miguel Torga.

Ler mais

Publicado em 16.04.2015