Notícias

jn.pt: “Pessoa foi o sonhador de todos os sonhos, mesmo os mais improváveis”, lembrou Eduardo Lourenço, que, no âmbito do II Congresso Internacional Fernando Pessoa, foi distinguido, conjuntamente com a especialista em assuntos pessoanos Maria Aliete Galhoz, com a “Ordem do desassossego”.

A distinção, criada pela Casa Fernando Pessoa, visa “honrar aqueles que honram Pessoa e honram Portugal, sabem amá-lo e têm uma atitude de desprendimento e de curiosidade genuína como a que caracterizou Pessoa”.

O filósofo, de 87 anos, sublinhou a importância da obra do poeta dos heterónimos, que definiu como “o grande poeta da incondição humana”, e recordou que foi em 1942/43 que o encontrou, comentando: “Encontrarmos alguém que já nos viveu é qualquer coisa de paradoxal.”

 

Ler mais

Publicado em 11.02.2014

(Radio Cidade de Tomar, 23 de Novembro de 2010) O Curso Superior de Fotografia da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Tomar, em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, propõe uma série de workshops de fotografia, associados a seminários livres, por todo o território nacional.

Na Guarda, o workshop realizar-se-á no Instituto Politécnico da Guarda (IPG) sob o tema “2010 no centenário da República” e será orientado pelo fotógrafo Duarte Belo, das 10.00 às 17.00 horas, nos dias 1 e 8 de Dezembro.

A conferência será assegurada pelo Professor Eduardo Lourenço e terá lugar na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na sala Tempo e Poesia, às 18.00 horas do dia 25 de Novembro. A entrada é livre.

 

Ler mais

Publicado em 11.02.2014

publico.pt: O número 8 da Rua do Dr. João Jacintho, na Alta de Coimbra, deixou de ser apenas a antiga casa do poeta João José Cochofel para se tornar na Casa da Escrita. Ontem, na inauguração do novo espaço cultural, o ensaísta Eduardo Lourenço recordou os momentos que viveu na casa do poeta quando esta era um "castelo de sonhos".

"Foi nos meus 19, 20 anos que conheci esta casa. E foi pela mão de Carlos de Oliveira que entrei em contacto com este grupo do Novo Cancioneiro. Esta casa foi o castelo de sonhos de toda uma geração que não aceitava a realidade só por ser realidade e que pensava que o mundo precisava de ser alterado, modificado, desconstruído", afirmou Eduardo Lourenço, lembrando escritores como Fernando Namora, Joaquim Namorado, Carlos de Oliveira, Rui Feijó e Afonso Duarte.

 

Ler mais

Publicado em 11.02.2014

jornaldamadeira.pt: A entrevista foi efetuada em fevereiro de 2011, nas vésperas de Eduardo LO ensaísta Eduardo Lourenço afirma, numa entrevista a José Jorge Letria, que a Europa “não tem identidade”, e argumenta que o velho continente “sempre viveu, do ponto de vista histórico, uma espécie de guerra civil permanente”.ourenço receber o Prémio Vida e Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores, e editada agora no livro “Eduardo Lourenço: A História é a suprema ficção”, pela Guerra & Paz.

 

Ler mais

Publicado em 11.02.2014

tvl.pt: A correspondência, sobretudo gráfica e alguma inédita, trocada entre Maria Helena Vieira da Silva e o marido, Arpad Szenes, vai ser apresentada numa exposição que é inaugurada quinta-feira, 6 de Fevereiro, pelas 18h30, em Lisboa.

A exposição intitula-se “Escrita íntima” e reúne, em torno da correspondência trocada por Arpad e Maria Helena, uma selecção de obras de ambos.

Na maioria são desenhos, testemunhos e retratos um do outro e da sua intimidade, segundo um texto da Fundação sobre esta mostra de obras pouco conhecidas, algumas inéditas.

A exposição “Escrita Íntima” fica patente na Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva (FASVS) até 19 de Abril.

A apresentação conta com a presença da vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, o professor e ensaísta Eduardo Lourenço e outras figuras e entidades de relevo relacionadas com a área cultural. A iniciativa conta também com um momento musical e de leitura de textos.

 

Ler mais

Publicado em 11.02.2014

urbi.ubi.pt: O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) entrega este ano o décimo Prémio Eduardo Lourenço. As inscrições estão abertas para o galardão instituído pela instituição sedeada na cidade da Guarda destinado a premiar personalidades ou organismos com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas. O Prémio atribui um montante de dez mil euros. Qualquer instituição ou pessoa pode enviar propostas de candidatura até 4 de Abril.

 

Ler mais

 

O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) entrega este ano o décimo Prémio Eduardo Lourenço. As inscrições estão abertas para o galardão instituído pela instituição sedeada na cidade da Guarda destinado a premiar personalidades ou organismos com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas. O Prémio atribui um montante de dez mil euros. Qualquer instituição ou pessoa pode enviar propostas de candidatura até 4 de abril. - See more at: http://www.urbi.ubi.pt/pag/12072#sthash.TSdBqmm9.dpuf O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) entrega este ano o décimo Prémio Eduardo Lourenço. As inscrições estão abertas para o galardão instituído pela instituição sedeada na cidade da Guarda destinado a premiar personalidades ou organismos com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas. O Prémio atribui um montante de dez mil euros. Qualquer instituição ou pessoa pode enviar propostas de candidatura até 4 de abril. - See more at: http://www.urbi.ubi.pt/pag/12072#sthash.TSdBqmm9.dpuf Iniciativa do Centro de Estudos Ibéricos vai na 10ª edição e tem candidaturas abertas até abril - See more at: http://www.urbi.ubi.pt/pag/12072#sthash.TSdBqmm9.dpuf
Publicado em 11.02.2014

(Região Sul - Diário Online, 16 de Novembro de 2010) O filósofo Eduardo Lourenço, uma das mais importantes personalidades da cultura portuguesa, vai estar em Loulé no próximo dia 29 de Novembro, para proferir uma conferência baseada numa obra da escritora Lídia Jorge.

A sessão, integrada no ciclo «Horizontes do Futuro», terá como tema «O Dia dos Prodígios como Espelho de um País e de uma Identidade», no âmbito do 30.º aniversário da publicação do livro «O Dia dos Prodígios».

 

Ler mais

Publicado em 16.11.2010