Notícias
O Grupo de Investigação de Pensamento Português, no âmbito do Curso Livre de Leitura e Comentário a «As Tendências Gerais da Filosofia na segunda metade do séc. XIX» e outros textos de ANTERO DE QUENTAL, faz saber que Eduardo Lourenço irá conduzir uma sessão com o título: "Antero. Poesia e metafísica".
5 de Junho | 18-20h | Anf. II.
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
CNC, Maio de 2013: A sessão de lançamento da obra Os Militares e o Poder seguido de O Fim de Todas as Guerras e a Guerra Sem Fim terá lugar hoje, dia 20 de maio de 2013, pelas 18h30, no Centro Nacional de Cultura (Rua António Maria Cardoso, 68, em Lisboa).
A obra será apresentada pelo Senhor General Loureiro dos Santos e contará com uma intervenção do Autor.
19 de Maio de 2013: Eduardo Lourenço, professor e filósofo, revela-se um europeu desencantado e sem ilusões acerca de Portugal, um país resumido a um "milagre" europeu. O Público apresenta na sua edição de hoje [19 de Maio de 2013] uma entrevista a Eduardo Lourenço, que olha com pessimismo para o nosso país onde "um milagre já só nos pode vir da Europa", dessa mesma Europa que "teima em dissolver-se", e confessa que vive esta crise europeia, que já ninguém esperava, "como um pesadelo".
Diário Digital, 11 de Fevereiro de 2013: A Gradiva continua a publicar a obra do ensaísta e filósofo Eduardo Lourenço. Agora chega ao mercado nacional «Os Militares e o Poder seguido de O Fim de Todas as Guerras e a Guerra Sem Fim», «um dos títulos mais emblemáticos do autor ao qual se junta nesta edição um texto inédito escrito propositadamente para esta colectânea», revela a editora.
publico.pt 27 de Abril de 2013: "Considero o Eduardo Lourenço o maior ensaísta da língua portuguesa e a figura que representa o pensamento português no século XX. Um prémio que homenageia a figura do Eduardo Lourenço só pode ser uma máxima distinção", disse ao PÚBLICO Jerónimo Pizarro, algumas horas depois.
O prémio anual, que tem o nome do ensaísta Eduardo Lourenço, mentor e presidente honorífico do CEI, foi instituído em 2004, para distinguir personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas, diz a Lusa.
Jornal i 26 de Abril de 2013: O professor e investigador Jerónimo Pizarro, de nacionalidade portuguesa e colombiana, é o vencedor da nona edição do Prémio Eduardo Lourenço, no valor de 10 mil euros, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI), foi hoje anunciado na Guarda.
(Local.pt 18 de Março de 2013) «LISBOA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) vai promover um encontro com o Prof. Eduardo Lourenço, um dos maiores pensadores e filósofos portugueses vivos – dando, assim, seguimento à divulgação das diferentes perspetivas de pensamento e literaturas lusófonas.
(04/03/2013) publico.pt: "O ensaísta Eduardo Lourenço foi um dos autores convidados a escrever um texto para a edição de aniversário do PÚBLICO."
[RFI, 12 Nov 12] Lançado esta semana no Instituto Camões em Maputo, o último livro do poeta Virgílio de Lemos "A Dimensão do Desejo - poemas de evocação a Reinaldo Ferreira".