Projecto

Foto Eduardo Lourenço

Uma universidade é um lugar de escrita
à espera de impressão.

Eduardo Lourenço é uma das figuras mais destacadas da cultura portuguesa do nosso tempo. Esta afirmação, que dificilmente sofrerá contestação, parece justificar, por si só, a pertinência e a relevância do projecto de publicação das suas Obras Completas  na “Série de Cultura Portuguesa” onde a Fundação Calouste Gulbenkian tem vindo a reunir alguns dos textos mais importantes da nossa cultura e do nosso pensamento.

O Projecto da Edição das Obras Completas de Eduardo Lourenço , financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian,  está a ser acompanhado pelo próprio Professor Eduardo Lourenço, a quem cabe sempre a última palavra sobre todos os aspectos essenciais da edição. Este projecto não teria sido possível sem o empenho, desde a primeira hora, da editora Gradiva que disponibilizou, a título de oferta, todos os textos já publicados na sua colecção “Obras de Eduardo Lourenço”, colecção de características diferentes e que continuará, através da edição de pequenos volumes e a um preço mais acessível, a realizar o seu objectivo de divulgação da obra do Autor.

O portal tem a finalidade de, para além de acompanhar o projecto da edição das suas obras completas, divulgar e convidar ao estudo da obra e do pensamento de Eduardo Lourenço. Entre outras ferramentas de trabalho, apresentamos uma bibliografia pormenorizada de e sobre Eduardo Lourenço que, naturalmente, estará em permanente actualização. Assim, ela poderá ser enriquecida por cada um dos visitantes do portal, bastando para isso que nos enviem, através dos nossos contactos, a respectiva informação de textos de e sobre o ensaísta que não estejam ainda na posse da equipa do projecto. Deste modo, pretendemos promover o encontro e o diálogo entre os amigos do pensamento de Eduardo Lourenço . Por outro lado, comprometemo-nos a disponibilizar em formato electrónico todos os documentos indicados nas nossas listas bibliográficas.

O Núcleo de Investigação em Ciência Política e Relações Internacionais e a Universidade de Évora, ao acolher este Projecto da Edição das Obras Completas de Eduardo Lourenço   visam, no fundo, dar corpo à ideia defendida por Eduardo Lourenço acerca do que deve ser a Universidade: um lugar de escrita à espera de impressão.

Universidade de Évora, 26 de Novembro de 2010